Reserve já um voo: é conveniente?
A pandemia de Coronavirus impôs uma
forte paragem ao sector das viagens por razões de saúde pública mais do que compreensíveis. Que consequências tem esta paragem nos preços dos bilhetes de avião e no custo de umas férias agora?
Uma descida considerável dos preços!
De facto, muitas companhias aéreas e agências de viagens
aplicaram descontos nos seus voos, numa tentativa de começar a compensar as perdas devidas a este período negro para o sector. Pode encontrar voos com descontos de 50% ou mais! É claro que há
vantagens e riscos nesta situação, vejamos quais deles:
As vantagens de reservar agora
A pandemia não vai durar para sempre e pensar que se pode voltar a viajar e gozar as férias não é um pensamento tão longe da realidade de hoje. Tendo em conta que não será possível a curto prazo, dentro de alguns meses será provavelmente possível voltar a viajar livremente.
Isto significa que os preços baixos de momento podem ser explorados em seu benefício! Reservar umas férias agora para o Verão (mais arriscado) ou para o Inverno (mais seguro) pode poupar-lhe dinheiro considerável! As companhias aéreas e as agências têm de tentar compensar o tempo perdido e aplicarão grandes descontos para que o sector volte a funcionar, por isso esta é definitivamente uma boa altura para reservar!
Os riscos de reservar agora
Como estávamos a dizer, felizmente a pandemia não durará para sempre.
Mas quanto tempo mais será limitado a viajar? Não se pode prever e, por muito que muitas companhias aéreas e agências estejam actualmente a vender bilhetes de avião para os próximos meses, não podemos hoje ter a certeza de que o voo com desconto a que assistimos terá definitivamente lugar.
Isto depende muito da evolução da crise de saúde mundial (que está a melhorar) e das restrições que cada país irá manter no futuro próximo. Parece que a situação está a desbloquear, mas
o risco de cancelamento do seu voo ou da sua viagem mantém-se.
Como tirar partido dos preços baixos?
Dadas as vantagens e os riscos,
continua certamente a ser conveniente tirar partido destes fortes descontos. Para os mais ousados, pode aceitar o risco de o seu voo ser cancelado (risco que diminui quanto mais longe estiver a data do voo) e comprar o voo em que está interessado a um preço acessível, contando com o facto de a situação da viagem melhorar a partir daqui em breve.
Se se quer sentir mais seguro,
também se pode proteger. De que forma?
Com um seguro de viagem e ofertas de cancelamento gratuitas. Se não quiser correr riscos, pode fazer um dos muitos seguros disponíveis para o proteger em caso de cancelamento, para que possa ser reembolsado se o seu voo for cancelado. Algumas agências e companhias, por outro lado, oferecem os seus serviços com uma cláusula de cancelamento gratuito se for feito dentro de um determinado prazo: isto dar-lhe-ia a oportunidade de avaliar a situação e decidir cancelar o seu voo sem perder dinheiro.
Se escolher uma destas opções,
recomendamos vivamente que verifique directamente com as companhias aéreas, agências de viagens e companhias de seguros para ter a certeza de que está coberto por uma apólice ou para saber se estão disponíveis ofertas de cancelamento gratuitas. Se for este o caso, se a sua viagem for cancelada, não terá perdido o seu dinheiro.
Antes de mais, porém, terá de encontrar a oferta com desconto para o seu destino! Por isso,
recomendamos que comece já a sua pesquisa de voos com o nosso motor de busca para comparar todas as ofertas disponíveis e encontrar a oferta certa para si,
antes que os preços voltem a subir!