Como precaução de segurança, foi fortemente aconselhado evitar viagens desnecessárias ao estrangeiro para evitar a propagação da epidemia do Coronavírus. Alguns países reabriram as suas fronteiras e favorecem o turismo sob certas condições, enquanto outros continuam a manter restrições rigorosas. Mas em qualquer caso, as precauções sanitárias não devem ser relaxadas.
É favor notar que muitos voos são cancelados devido a restrições COVID-19. Recomendamos-lhe que consulte a companhia aérea para saber se o seu voo será operado regularmente.
Os aeroportos tomaram agora também várias medidas de segurança. O rastreio nos aeroportos internacionais nas áreas afectadas permite aos viajantes com sintomas serem detectados e tratados numa fase precoce, impedindo assim que a doença seja exportada.
Conselhos aos viajantes de uma zona de risco
Para os viajantes que regressam de uma área em risco, é altamente recomendável, no prazo de 14 dias após a sua estadia, que o façam:
- verificar diariamente a temperatura e o possível aparecimento de sintomas de infecção respiratória (tosse, dificuldades respiratórias, etc.).
- evitar o contacto próximo, especialmente com pessoas frágeis (doentes crónicos, mulheres grávidas, idosos, etc.).
- reduzir as actividades de lazer, se permitido, (cinema, restaurante, viagens, etc.) e a frequência de lugares onde se encontram pessoas frágeis (hospitais, maternidades, etc.).
- lavar e desinfectar regularmente as suas mãos
- dar prioridade, sempre que possível, ao trabalho a partir de casa
Em caso de febre ou sintomas que sugiram uma doença respiratória aguda que ocorra antes, durante ou após a viagem, os viajantes são aconselhados a consultar um médico e a informá-lo do seu historial de viagem.
Dicas para viagens planeadas
Se o voo já tiver sido programado, é importante aplicar certas medidas de precaução sanitária durante a viagem:
- Manter o distanciamento de precaução
- Evitar o contacto com pessoas doentes, especialmente se estas tiverem febre, tosse ou dificuldade em respirar
- Lavar as mãos frequentemente com água quente corrente e sabão durante pelo menos 20 segundos.
- Utilizar um desinfectante para as mãos à base de álcool se não houver sabão e água disponíveis. Leve sempre alguns consigo quando viaja.
- Utilizar sempre a máscara, tanto no interior como no exterior, durante as viagens.
- Usar lenços descartáveis e certificar-se de lavar as mãos após a sua utilização.
- Não tocar nos olhos e no rosto sem lavar ou desinfectar as mãos.