O seu browser está desatualizado!

Atualize o seu browser para ter uma melhor experiência e visualização deste site.

Atualize o seu browser agora
Compare preços de passagens aéreas
As datas selecionadas podem não apresentar resultados devido ao COVID-19. Sugerimos que altere as datas.
Selecionar partida
  • Últimas pesquisas
Selecionar chegada
  • Últimas pesquisas
{{ weekDay }}
{{ panel.label }}
Está à procura de um voo só de ida?
{{ fromDate | dateToDayNumber }}

{{ fromDate | dateToMonthName }}

{{ fromDate | dateToDayName }}

{{ flexibleFromDateLabel }}
{{ option.label }}
?
{{ flexibleToDateLabel }}
{{ option.label }}
Classe e passageiros
Classe
Econômica
Disponível apenas para Econômica
Número de passageiros
Adultos
{{ adults }}
Crianças
{{ children }}
Bebês
{{ infants }}
  • Compare com:

Como é que a guerra na Ucrânia afecta os voos?

Na sequência da invasão da Ucrânia, os países membros da UE fecharam o seu espaço aéreo às companhias aéreas russas e aos aviões de propriedade e operados pela Rússia.
Como é que a guerra na Ucrânia afecta os voos?
Em resposta à proibição da UE, a Rússia fechou o seu espaço aéreo a voos da UE e de outros países que tomaram as mesmas medidas, incluindo os EUA e o Canadá, perfazendo um total de 36 países proibidos de sobrevoar o território russo. Quais são então as consequências para os viajantes aéreos?
 

Cancelamento de voos de e para a Rússia

O efeito mais imediato é obviamente nos voos de e para a Rússia. O encerramento do espaço aéreo às companhias aéreas russas por um número crescente de países em todo o mundo tem causado numerosos cancelamentos. O encerramento do espaço aéreo não só os impede de aterrar no país de destino, como também de o sobrevoar de passagem. Isto levou a que empresas russas, tais como a Aeroflot, tivessem de cancelar rotas inteiras.

Rotas mais longas

Outra consequência do encerramento do espaço aéreo é a necessidade de alterar as rotas habituais de alguns voos, acrescentando o tempo de voo e, consequentemente, as necessidades de combustível.

Os voos para a Ásia por companhias excluídas do espaço aéreo russo, por exemplo, têm de seguir uma rota mais longa para sul para evitar o espaço aéreo russo. Isto poderia afectar os preços dos voos para destinos asiáticos. A mesma consequência para todas as rotas que utilizam o espaço aéreo ucraniano, que está agora obviamente fechado.
 

Encerramento do espaço aéreo em alguns países da Europa de Leste

O risco de voos para a Europa de Leste é ser acidentalmente apanhado nos confrontos. Embora o espaço aéreo ucraniano esteja fechado, outros países vizinhos tiveram de proibir aeronaves dos seus céus por razões de segurança (por exemplo, a Moldávia e, parcialmente, a Bielorrússia).

Isto não impede os voos para outros grandes países da Europa de Leste, como a Polónia e a Hungria, que são considerados países sem risco e ainda estão abertos a voos comerciais e turísticos.

Por quanto tempo serão os voos afectados?

A situação na Ucrânia está a mudar rápida e constantemente. Por esta razão, não é infelizmente claro quanto tempo o encerramento do espaço aéreo permanecerá em vigor e para que países. 

Se planeia viajar para a Rússia ou para países da Europa de Leste, o nosso conselho é contactar a companhia aérea com a qual pretende viajar, a fim de receber informações atempadas e precisas.

Também recomendamos que consulte os sítios web do governo do seu país e do país de destino, onde pode encontrar informações directamente das autoridades locais sobre as condições de viagem.
Encontre-nos em
Assine grátis para obter as atualizações de viagens mais recentes.
Clique em Permitir quando solicitado sobre Notificações.